i3G
home


linha

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Projeto da Celesc é apresentado em Conferência em Berlin


As pesquisadoras Dra Tania C. D. Bueno e a pesquisadora e doutoranda Sonali Bedin participaram do 13th International Conference on Business Information Systems em Berlim, Alemanha, nos dias 03-05 de maio. A conferência reuniu membros da comunidade científica européia, com destaque para pesquisadores da Alemanha, Polonia, Lituania, Suécia, Espanha, França e Áustria. A equipe do instituto i3G, juntamente com o prof. Dr. Hugo Cesar Hoeschl era a única representante da América do Sul na Conferência despertando bastante interesse nos demais participantes sobre a temática e pesquisa apresentada.
O objetivo da participação foi a apresentação do artigo “Case-based System for Innovation Management in Electric Power Enterprises” desenvolvido a partir do projeto Modelo de Gestão e Disseminação de Conhecimento dedicado aos projetos de P&D desenvolvidos na Celesc.
A conferência foi organizada em workshops, sendo o artigo em questão aprovado e apresentado no Workshop on Applications of Knowledge-Based Technologies in Business – AKTB 2010. Com a sala lotada de assistentes, a pesquisadora Sonali Bedin apresentou o projeto e o modelo de gestão apoiado em ontologias que está sendo implementado na Divisão de P&D da Celesc, despertando interesse nos pesquisadores presentes. Além dos questionamentos e debates ao final da seção, o tema também foi motivo de discussão durante as atividades posteriores aos workshop demonstrando que a divulgação do projeto foi importante e bastante positiva dando visibilidade à pesquisa.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Primeira Reunião do Projeto Ontolegis em Madri





A coordenadora do projeto Ontolegis, Dra Tania C. D. Bueno e a pesquisadora e doutoranda Sonali Bedin reuniram-se com a equipe do professor Dr. Jesus Cardenosa, da Universidade Politécnica de Madri - UPM, nos dias 6 e 7 de maio de 2010.

A reunião foi no Laboratório de Engenharia Linguística e teve como principal objetivo unir esforços para o consórcio de Constituição da Cátedra Unesco para acesso a conteúdos educativos em língua materna a populações indígenas infantis mediante o uso de tecnologias lingüísticas. A meta do projeto é a conservação do património linguístico do mundo, garantindo o acesso ilimitado ao conteúdo universal daqueles que se comunicam por meio de linguas indígenas.

O projeto Ontolegis é um projeto financiado pela Fapesc (Universal 2009) cuja meta é organizar um vocabulário básico em UNL sobre conteúdos legais em lingua Xokleng. Isso permitirá a população acessar e compreender questões legais que envolvem a comunidade indígena.

A próxima meta do Consórcio é organizar um Encontro Empresarial em Buenos Aires, para aproximar os empresários brasileiros, argentinos, chilenos e espanhois da Cátedra Unesco e assim contribuir para a ciência e para o futuro da humanidade.


rodape