i3G
home


linha

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Instituto i3G apresenta resultados do projeto mGOV2 a comunidade internacional em Governo Eletrônico



O Instituto i3G é um dos convidados para participar de reunião ministerial que será o centro do governo eletrônico da América Latina nos dias 26 e 27 de novembro, em San José, a capital da Costa Rica. 

Todo o debate da reunião será em torno dos resultados dos 4 projetos aprovados na chamada pública internacional "O cidadão e o governo eletrônico nas Américas", dirigido pelo Colégio das Américas da OUI e financiado pelo Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento Internacional (IDRC/CRDI), entre eles o projeto mGOV2 do Brasil e mais 3 projetos da Colômbia, Chile e México.

O encontro conta com o apoio institucional de organismos internacionais como as Organizações dos Estados Americanos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Governo do Canadá e a Red GEALC - Rede de autoridades em governo eletrônico da América Latina. 

Serão dois dias de debates e apresentações com a presença de autoridades e especialistas em Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Canadá, Coréia do Sul e outros países.

O ato de abertura do evento será realizado pela Presidente da Costa Rica, Sra. Laura Chinchilla e dos convidados Sr. Seangtae Kim, Presidente Executivo da National Information Society Agency  (NIA), Coréia do Sul ; Sra. Wendy Drukier, Embaixadora do Canadá na Costa Rica; Sr. Fernando Quevedo, Representante do BID na Costa Rica e Sr. Kevin Casas, Secretário de Assuntos Políticos, OEA.

Dra. Tânia Bueno, Presidente do Instituto i3G apresentará os resultados do Projeto mGOV2: Promoção do envolvimento do cidadão no desenvolvimento de políticas públicas com o apoio de redes sociais e dispositivos móveis – um modelo para a América Latina, do qual é também a coordenadora.

O mGOV2© uniu  uma metodologia de engenharia do conhecimento e um modelo de crowdsourcing para definição de estratégias em ambientes colaborativos, além de desenvolver um aplicativo inteligente para gestão da participação do cidadão nas redes sociais e dispositivos móveis.

As autoridades e especialistas presentes nesta reunião conhecerão uma metodologia e aplicativo que poderão auxiliar governos na elaboração de políticas públicas para participação do cidadão e promoção da governança pública através da internet.


rodape