i3G
home


linha

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Instituto i3G desenvolve escritório virtual para o P&D da Celesc

Desde 2011 a equipe de pesquisadores do i3G desenvolve o projeto “Desenvolvimento do Modelo de Gestão para a Criação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Celesc”. O projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de um modelo de gestão capaz de orientar as atividades de gestão de conhecimento dos conteúdos de inovação tecnológica produzidos na empresa, bem como identificar o potencial inovador e a difusão da cultura de proteção de propriedade intelectual originados em pesquisas científicas e tecnológicas na área de sua atuação. Além disso, agregar valor às atividades e negócios atuais e futuros do setor elétrico.

Na fase atual do projeto, a equipe desenvolve um ambiente virtual composto fundamentalmente com elementos da web 2.0, gestão do conhecimento e inteligência aplicada (IA). Este ambiente virtual deve integrar em um único sítio as principais ferramentas e recursos web 2.0 disponíveis na internet, levando em consideração os critérios de gratuidade, usabilidade e acessibilidade, de modo a possibilitar o compartilhamento, nas redes sociais e diferentes comunidades na internet.

Figura 1 – Ferramentas web 2.0 disponíveis na Web

A principal característica do escritório virtual do P&D da Celesc será a disponibilização de elevada diversidade de informações públicas com economia de tempo e rapidez, com facilidade de atualização pelos seus administradores. Por ser um ambiente dinâmico terá amplo alcance nas mídias digitais e capilaridade junto às comunidades nas redes sociais.


rodape