i3G
home


linha

terça-feira, 8 de julho de 2008

V CONeGOV

A Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico-CONeGOV aconteceu em sua primeira edição em 2004, com o objetivo de diagnosticar como o processo de informatização dos serviços e atividades governamentais estava ocorrendo nos Países Latino-Americanos, possibilitando a integração, cooperação e conversão de conhecimentos imprescindíveis à consolidação e fortalecimento da região. O E-Gov foi escolhido como tema devido a grande relevância do seu conceito e aplicabilidade nos dias atuais.

O tema ainda pouco discutido no Brasil, atraiu interesse de membros dos governos, pesquisadores, consultores acadêmicos e estudiosos dos assuntos econômicos, sociais e tecnológicos brasileiros e latino-americanos na área de governo eletrônico e reuniu 130 (cento e trinta) participantes, 10 palestrantes sendo 02 estrangeiros e 26 artigos selecionados para apresentação nas Sessões Técnicas e publicação nos Anais do evento que contam com registro ISBN.

Em 2005, ampliando sua abrangência e interesse, adotou como fio condutor das discussões “as novas tecnologias que estão integrando a América do Sul” no âmbito do governo eletrônico. A segunda edição contou com 160 (cento e sessenta) participantes, 16 palestrantes sendo 03 estrangeiros e 24 artigos selecionados para apresentação nas Sessões Técnicas e publicação nos Anais do evento.

Em 2006, realizou sua primeira edição fora de Florianópolis. Realizada em Curitiba-PR, a terceira edição aconteceu a convite da Prefeitura Municipal e contou com pesquisadores na área de governo eletrônico da América do Sul para estimular a cooperação científico-tecnológica, fortalecendo assim as práticas de governança e apresentação de soluções tecnológicas em e-Gov implantadas ou em desenvolvimento.

Nesta terceira edição, estiveram reunidos 142 (cento e quarenta e dois) participantes, 18 palestrantes sendo 02 estrangeiros e 32 artigos apresentados nas Sessões Técnicas e publicados nos Anais do evento. Esta edição também marcou o lançamento oficial da revista PontoGov.
Em 2007, novamente expandindo seu objetivo de democratização do acesso à informação, a quarta edição foi realizada na cidade de Palmas no estado do Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Fundação UNIRG. Esta edição reuniu 150 (cento e cinqüenta) conferencistas distribuídos entre a participação no local do evento e participação on line através de vídeo conferência; contou com 12 palestrantes sendo 05 estrangeiros e foram apresentados e publicados 45 artigos.

A estratégia proposta é de que o evento não se encerra em seu próprio período de ocorrência, prescindindo da continuidade das atividades de prospecção, pesquisa e desenvolvimento científico e formação de redes digitais de relacionamento.

A partir desta perspectiva, um novo modelo foi proposto: a CONeGOV passa a ser bianual e se expande para os países latino-americanos. Assim, a V CONeGOV será realizada em 2009 na cidade de Santiago, no Chile e buscará a disseminação e integração das práticas de governança, a universalização na prestação dos serviços públicos, a proteção da privacidade individual e a redução das desigualdades sociais e regionais são alguns de seus objetivos.

Projeto Ontojuris se reune em Madri para segundo treinamento internacional

Com o objetivo de integrar diferentes expertises ao projeto, as equipes do Brasil e da Argentina se reuniram junto a equipe da Espanha entre os dias 12 e 19 de junho.

Estavam presentes o prof. Jesus Cardeñosa, coordenador do Centro de Lenguas, da Universidade Politécnica de Madrid (Espanha), Ana Digiorio, da Universidade de Fasta (Argentina), Tânia Cristina D’Agostini Bueno, presidente do Instituto i3G (Brasil). Além dos integrantes da equipe da Espanha, Nelson Piedra, Marina Vicario, Igor Boguslavsky, Carolina Gallardo, Adriana Toni e Oscar A. Ruiz.

Além da capacitação realizada pela Dra. Tânia, visando a construção do editor multi – língue de ontologias para as áreas de Direito Eletrônico, Propriedade Intelectual e Direito do Consumidor de Software, o Dr. Igor Boguslavsky aproveitou a ocasião para ministrar um Curso UNL.

Também foram apresentadas ferramentas de ambas equipes e colocou-se em pauta discussões sobre a integração, mudança de algoritmo e metodologias aplicadas no projeto.




i3G visita Universidade do Cairo

Dois pesquisadores do instituto i3G, Tânia Cristina D'Agostini Bueno – presidente da diretoria executiva, e Hugo Cesar Hoeschl - presidente licenciado do conselho científico, visitaram a Universidade do Cairo durante a semana que participaram da conferência sobre “Local Governance and ICTs Research Network for Africa” (LOG IN África), realizada na mesma cidade. O pesquisador brasileiro Edson Rosa Gomes da Silva também participou da visita.

Foi durante aquela conferência que o o professor Aly Aly Fahmy, diretor da faculdade de computação do Cairo, ficou conhecendo a pesquisa realizada pelo instituto i3G no Brasil, demonstrando grande interesse pelo artigo “The Three-dimensional Knowledge Management of Legal Information through Ontology: an Exercise of Electronic Government”, apresentado pela pesquisadora Tânia.

Os pesquisadores conversaram sobre os resultados das pesquisas realizadas e sobre a possibilidade de cooperação entre as duas instituições, sendo que a pesquisadora Tânia abordou a importância de parcerias em países em desenvolvimento, além de utilizar tecnologias para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

Em um primeiro momento, as instituições trocaram publicações e a intenção de realizar uma possível parceria para a realização de pesquisas conjuntas.






Prof. Hugo, Prof. Aly Aly e pesquisadora Tânia


Prof. Aly Aly e Prof. Hugo

Catedra Unesco

O instituto i3G firmou compromisso de constituição de consórcio para Cátedra Unesco TECLIN, com o propósito de realizar um projeto Piloto de acesso a conteúdos educativos em língua materna a populações indígenas infantis mediante o uso de tecnologias lingüísticas.

A meta do projeto é a conservação do património linguístico do mundo, garantindo o acesso ilimitado ao conteúdo universal daqueles que se comunicam por meio de linguas indígenas. Essa comunicação será possível através do uso da tecnologia, que pode estreitar a brecha digital causada pela diversidade linguística.

O projeto irá trabalhar buscando concretizar os objetivos da Declaração Valparaíso (assinada por Ministros da Educação em julho de 2007), que estabeleceu a erradicação do analfabetismo funcional nos países Ibero-Americanos até ao ano 2015. Atualmente, existem 40 milhões de pessoas analfabetas nos países membros da Declaração, que é formada por 11 países da América Latina e Espanha.

O Nauathl foi idioma selecionado para este projeto piloto, a lingua é falada por um milhão e duzentas mil pessoas somente na parte central do México, sendo a quarta língua mais falada nas Américas.

Além do instituto i3G, fazem parte do consórcio, firmado em 19 de junho de 2008 na cidade de Madri na Espanha, as instituições:
  • Universidad Politécnica de Madrid – UPM
  • Centro de Investigación para la Promoción del Conocimiento – CIPCO de Tucumán (Argentina)
  • Universidad Técnica Particular de Loja – UTPL de Ecuador
  • Sociedad Mexicana de Computación en la Educación, A.C. – SOMECE.
O TECLIN é composto por especialistas em educação, inovação educativa, lingüistas, engenheiros do conhecimento e analistas de sistemas, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento de componentes específicos, webdesign e aplicações de informática que auxilem na execução do propósito da Cátedra.

O programa de Cátedras da UNESCO foi aprovado pela Conferência Geral do organismo internacional em 1991. Os principais objetivos para a criação deste programa são:
  • Estimular a cooperação inter-universitária e transferência de conhecimentos, ajudando a construir e fortalecer redes;
  • Criar centros de investigação especializados para compensar as possíveis áreas deficientes.
Outras linguas serão incluidas no decorrer do projeto, sendo que o Guarani está entre elas. Atualmente, existem 24 Cátedras em funcionamento no Brasil, sendo uma em Santa Catarina.

TECLIN:
  • Coordenador geral: Jesus Cardenosa (UMP - Universidade Politécnica de Madrid)
  • Coordenador Argentina: Oscar A. Ruiz ( Fundación La Buhardilla, diretor)
  • Coordenador Mexico:Marina Vicario SOMECE (Sociedad Mexicana de Computación en la Educación, presidenta)
  • Coordenador Equador: Nelson Piedra (Escuela de Ciencias de la Computación, Director -Universidad Técnica Particular de Loja-www.utpl.edu.ec)
  • Coordenador Brasil: Tânia Cristina D'Agostini Bueno (I3G - Instituto de Governo Eletrônico, Inteligências e Sistemas)

Fontes:
UPM (02.07.2008)
AlphaGalileo
(07.07.2008)
Science Centric (07.07.2008)
Science News (07.07.2008)
OEI
(02.07.2008)
Inali - México (02.07.2008)
Inttranews
(02.07.2008)
SINC
(01.07.2008)
AlphaGalileo
- english (07.07.2008)
AlphaGalilego (01.07.2008)











rodape