i3G
home


linha

quinta-feira, 1 de abril de 2010


Governador de Santa Catarina assina projeto de SSTI elaborado pelo instituto i3G



O Governador de Santa Catarina, Sr. Luiz Henrique da Silveira, assinou, junto com o Prefeito de Laguna, Sr. Célio Antônio e a presidente do instituto i3G, Sra Tânia Cristina D’Agostini Bueno, o contrato para execução do projeto aprovado na chamada pública 12/2009 da FAPESC intitulada Projeto Piloto de ambiente colaborativo para fortalecimento da democracia local e monitoramento de informações estratégicas para o município de Laguna (SC)” .

O projeto é uma iniciativa de SSTI (societal information-technology systems) do instituto i3G e tem por objetivo a elaboração de metodologia de inteligência estratégica para prefeituras, e desenvolvimento de um portal de serviços online para o fortalecimento da democracia local no município de Laguna-SC.

O foco principal é permitir que o cidadão controle melhor o ambiente no qual está inserindo, através do uso eqüitativo e disseminado de serviços WEB 2.0 com vistas ao fornecimento de informações, transações, colaboração entre o cidadão e o gestor público, e monitoramento de informações estratégicas que subsidiem a tomada de decisão e elaboração do planejamento público local.

Embora o governo eletrônico compreenda uma vasta gama de aplicações tecnológicas no âmbito dos processos governamentais, uma de suas faces mais visíveis e com maior possibilidade de interação com o cidadão está na Web. O que antes eram simples websites institucionais, hoje são complexos portais que oferecem uma amplitude de informações e serviços públicos, cujo acesso foi formidavelmente facilitado pela incorporação das tecnologias de informação e de comunicação.

Governos locais têm destinado parte do orçamento público para desenvolver tecnologias e serviços online capazes de mediar o debate entre os cidadãos e os gestores, sendo que as primeiras plataformas de governo eletrônico se resumiam em fornecer informações aos cidadãos. Porém, os cidadãos e as organizações exigem, cada vez mais, que os governos se adaptem as suas necessidades, fornecendo serviços e criando plataformas de interação que estejam disponíveis para acesso em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O projeto também trata-se de uma iniciativa premente em sistemas sociais de tecnologia, a qual acredita-se que a atuação do gestor público municipal em parceria com a sociedade seja vital para o processo de desenvolvimento local, pois o gestor precisa acessar todas as informações disponíveis no município e o cidadão, a possibilidade de informar suas necessidades, sendo a participação ativa da sociedade de extrema importância durante esse processo de prospecção de informações. Basta, apenas, criar um ambiente capaz de facilitar a captura dessas informações para posterior tratamento e elaboração de um planejamento que contemple o desenvolvimento e os reais anseios da sociedade.

O município de Laguna, por ser sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna, dentre os municípios que compõe esta SDR, é o que apresenta melhores condições de desenvolvimento de um projeto piloto deste porte, pela sua importante posição no desenvolvimento da região, sendo o município de maior população e Produto Interno Bruto, e por possuir uma infra estrutura de rede de telecomunicações comunitária (wireless), que está em fase de expansão e que prevê o acesso gratuito a internet pelos cidadãos. Desta forma, ao disponibilizar o acesso gratuito a internet, o município também deve primar pelo fornecimento de serviços pela internet, em especial aquelas relacionados à redução da burocracia e maior interação e colaboração entre o cidadão e o gestor público local.

Instituto i3g, 25 de março de 2010.



rodape