i3G
home


linha

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Gestores em Propriedade Intelectual

A formação de profissionais gestores em PI é muito importante nesse processo de consolidação da Lei de inovação.
Esses profissionais espalhados nos diversos NITs do estado estarão capacidados para identificação do potencial inovador e difundir a cultura inventiva e de proteção de propriedade intelectual de processos e produtos originados em pesquisas científicas nas diversas áreas de atuação de instituições de ensino e pesquisa e o setor produtivo brasileiro. Nesse contexto, uma iniciativa inovadora esta no modelo de Gestão da Inovação, baseado na proteção da Propriedade Intelectual do NIT Virtual- UDESC/FETEP que tem por missão a prospecção e salvaguarda de inovações no arranjo produtivo local madeira móvel do Alto Vale do Rio Negro, no Estado de Santa Catarina. O NIT Virtual é uma estrutura composta em meio eletrônico dos processos e procedimentos orientados, convencionalmente, por seus escritórios físicos de inovação tecnológica. Desta forma, faz-se uso dos elementos computacionais de hipermídia, gestão do conhecimento e inteligência aplicada para ampliar a capacidade de processamento e gestão de inovações.

Seminario e curso em Propriedade Intelectual

No dia 12 de maio de 2009, como integrante da equipe do i3G participei do Seminário “Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico”, promovido pela Udesc, INPI e FAPESC, na cidade de Florianópolis – SC. O seminário contou com a participação do alto escalão dessas instituições, unindo forças para difundir no Estado de Santa Catarina a importância da Propriedade industrial- intelectual e autoral consolidando um ambiente de negócios favorável à inovação. A importância desse evento foi consolidada com assinatura de Acordo de Cooperação entre o INPI e o Estado de Santa Catarina, assinada pelos representantes das entidades : FAPESC, UDESC, UFSC, SCC/SC, EPAGRI, CEFET, Fundação CERTI, SISTEMA ACAFE e IEL/SC.
Este acordo demonstra já o pioneirismo do Estado de Santa Catarina na busca da Inovação pautada na proteção da Propriedade Intelectual aliada ao Combate a Pirataria.
Dando continuidade a essa proposta foi oferecido o curso básico em PI (13 a 15 de maio) buscando formar gestores nessa área tendo em vista que o Ambiente institucional cada vez mais integrado visa conferir maior segurança jurídica e reduzir custos de transação na cooperação tecnológica entre atores econômicos de diferentes países e regiões; buscando inicialmente o Combate a Pirataria e Ética Concorrêncial e consolidar a lei de inovação catarinense. Nesse sentido, a relevância do evento que integra a participação de diversos atores, buscando com essa formação divulgar e consolidar os NITs, principalmente no caso do nosso projeto, o de São Bento do Sul - madeira móvel.O curso foi muito produtivo e estamos na expectativa do intermediário, que será fornecido logo em seguida, no mês de julho do corrente ano.(angelica.gorges@i3g.org.br)

terça-feira, 19 de maio de 2009

i3G participa de evento sobre PI

Três integrantes acompanharam curso e seminário – que contou com palestra da coordenadora de projeto que o Instituto desenvolve em parceria com a Udesc

A busca por capacitação – para aprimorar os conhecimentos – levou as pesquisadoras Angélica Gorges, Cláudia Bueno e Iara Zotti, do Instituto i3G – Inteligências para Governo Eletrônico, a participarem do Curso Básico sobre Propriedade Intelectual que o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual realizou de 12 a 15 de maio de 2009 em Florianópolis.

Além de pesquisadores, o público incluiu professores universitários e profissionais ligados à área de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes do Governo e instituições parceiras.

As aulas (de Informação Tecnológica, Patentes, Marcas, Indicação Geográfica, Cultivares, Desenho Industrial, Proteção ao Software, Transferência de Tecnologia e Gestão e Comercialização) ocorreram no Auditório Ceart – Centro das Artes da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina.

Elas resultaram em uma carga horária total de 37 horas.

PI – Mesas-redondas



O seminário de sensibilização Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico marcou, no Teatro Governador Pedro Ivo Campos (anexo ao Centro Administrativo do Governo, no km 5 da rodovia SC-401), a abertura do Curso do INPI.

A primeira mesa-redonda do seminário, "Propriedade Intelectual e Combate a Pirataria: Política Pública e INPI", contou com três palestras.

"Política Pública Industrial e de Inovação" ficou a cargo da titular da Coordenadoria de Inovação e Propriedade Intelectual da Udesc, professora Dra. Marzely Gorges Farias (na foto, ao centro, com as pesquisadoras Iara Zotti, Sarah Linke, Angélica Gorges e Cláudia Bueno).

Marzely coordena também o projeto "Capacitação e atividades de apoio para a construção de modelos de gestão da informação para o desenvolvimento tecnológico do APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro", que o i3G desenvolve em parceria com a Udesc.

O tema de Jair Schmitt, da Secretaria de Coordenação e Articulação de Santa Catarina e representante do Comitê Estadual de Combate à Pirataria e Crimes contra a Propriedade Intelectual, foi "Política Pública de Combate à Pirataria e Crimes Contra a PI".

O diretor de Articulação e Informação Tecnológica do INPI, Sergio Medeiros Paulino de Carvalho, palestrou sobre "O INPI no Combate à Contrafação".

PI – Cultivares



O diretor de Articulação e Informação Tecnológica do INPI, Sergio Paulino, moderou a segunda mesa-redonda do seminário sobre Propriedade Intelectual.

Na oportunidade, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Edson Silva, abordou o tema "Gestão e Comercialização de Cultivares".

Em seguida, um representante do INPI falou sobre "Indicação Geográfica".

O professor Dr. Luís Otávio Pimentel, da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, encarregou-se de apresentar à platéia uma "Introdução à Propriedade Intelectual".

PI – Tecnologia



"PI e Informação Tecnológica" foi o assunto da última mesa-redonda do seminário do INPI.

O moderador foi o professor Edemar Antonini, da Acapi – Associação Catarinense de Propriedade Intelectual, e os palestrantes, Luciana Goulart de Oliveira ("Uso da Informação Tecnológica Contida nos Documentos de Patentes") e Marcos Lichtblau, da Automatisa Sistema ("Sistema de PI e Informação Tecnológica").

O presidente do INPI, Jorge de Paula Costa Ávila, proferiu a palestra magna, que teve por tema "A Importância da PI no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Industrial".

A palestra de encerramento, "A Importância da Inovação e Propriedade Intelectual para o Estado de Santa Catarina", coube ao professor Dr. Antônio Diomário de Queiroz, presidente da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina.

PI – Cooperação



Encerrou-se o seminário sobre Propriedade Intelectual com a cerimônia de assinatura de um acordo técnico de cooperação para se promover e difundir em Santa Catarina, por meio de seminários e cursos, a PI, o combate à pirataria e a ética concorrencial, bem como outros temas correlatos.

Assinam o documento as seguintes instituições: INPI, Governo do Estado, Fapesc, Udesc, UFSC, IEL – Instituto Euvaldo Lodi, Epagri, Sistema Acafe – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, Fundação Certi – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Juntamente com o governador Luiz Henrique da Silveira e os presidentes do INPI e da Fapesc, compuseram a Mesa o secretário estadual de Coordenação e Articulação, Valdir Vital Cobalchini; os reitores da Udesc, da UFSC e do IFSC, Sebastião Iberes Lopes Melo, Álvaro Toubes Prata e Consuelo Sielski dos Santos; os presidentes do Epagri e do Acafe, Luiz Ademir Hessmann e Paulo Ivo Koehntopp; o diretor-presidente do CIASC – Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, Dijalma de Amorim; e os presidentes da Fundação CERTI e do IEL/SC, Carlos Alberto Schneider e Natalino Uggioni.


rodape