i3G
home


linha

terça-feira, 19 de julho de 2011

PESQUISADORES INTERNACIONAIS VISITAM INSTITUTO I3G

A visita faz parte do ciclo de avaliação das entidades que serão selecionadas para fazer parte do programa TECLIN -Tecnologias Lingüísticas, uma Cátedra criada a partir da sede européia da Unesco.

De acordo com a Unesco, as cátedras foram concebidas para “estimular a formação de redes de universidades” e “promover o desenvolvimento institucional, compartilhar e facilitar o intercâmbio de conhecimento técnico”, sendo que já existem em mais de 20 países no mundo e “cobrem uma grande variedade de campos acadêmicos, das ciências naturais a problemas ambientais e ecológicos, os tópicos de população, ciência e tecnologia, ciências sociais e humanas, ciências da educação, cultura e comunicação, como também a paz, democracia e direitos humanos”, e tem por objetivo o desenvolvimento com programas de ensino e pesquisa de natureza marcadamente internacional.

O Brasil já tem boas experiências de outras cátedras de Unesco, criadas a partir de projetos embrionados em território nacional. A diferença é que nesse caso, o processo de criação da cátedra TECLIN tem a sua maturação na comunidade européia, com a participação de universidades e centros de pesquisa da Europa e da América do Sul. No Brasil o instituto i3G é membro fundador e sócio permanente da cátedra TECLIN, e está incumbido de selecionar a universidade brasileira que fará parte do consórcio.

A comitiva estava composta pelos professores Jesus Cardeñosa Lera, Professor PhD do Departamento de Inteligencia Artificial da Universidade Politécnica de Madri – UPM e coordenador da Cátedra TECLIN, Roberto Giordano Lerena, engenheiro de Sistemas, decano da faculdade de engenharia da Universidad Fraternidad de Agrupaciones Santo Tomás de Aquino, FASTA – Argentina e presidente do Colegio de Decanos da Argentina, bem como a pesquisadora Veronica Costales, Advogada no Equador e Pos-graduada em Inovação e Gastronomia em New York – Eua, e pela Dra Tânia Bueno, presidente do instituto i3G e coordenadora da grupo de trabalho TECLIN no Brasil.

Embora já existam outras cátedras no Brasil, essa é a primeira voltada para o desenvolvimento de soluções baseadas em Tecnologia da Informação, e seus estudos estarão concentrados em aspectos de soluções (pesquisas em buscadores, recuperação de informação, gestão de redes sociais, por exemplo) bem como nos seus impactos e alternativas inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico (geração de energia, gastronomia, turismo e hotelaria, atividades de inteligência e traduções automáticas na internet, por exemplo), formando um leque bastante amplo de temas a serem objeto de linhas de pesquisa.

Uma das atividades prioritárias a ser desenvolvida durante as pesquisas é o estudo e modelagem de idiomas indígenas e de culturas em risco de extinção, como ocorre em algumas comunidades no território catarinense.

Instituto i3G participa da Organização do Primer Congreso Iberoamericano de Investigadores y Docentes deDerecho e Informática

CIIDDI 2011

Mar del Plata. Argentina. 1, 2 e 3 de Dezembro de 2011.

O Congresso Ibero-americano de Professores e Pesquisadores em Direito e Tecnologia da Informação (CIIDDI) é um encontro que reúne professores e pesquisadores relacionados a área do Direito e Tecnologia da Informação, com a intenção de criar um ambiente para divulgar e promover o progresso em pesquisa, criar laços de cooperação e aprofundar a compreensão através do debate e troca de idéias, agregando valor aos esforços individuais.
A primeira edição do CIIDDI tem lugar na cidade de Mar del Plata, Argentina, sob os auspícios da Federação Ibero-americana de Direito e Informática (FIADI), e propõe uma grade temática, dando origem a presença de todos os especialistas da América Latina em uma reunião de grande interesse acadêmico.
O Comitê da Conferência convida todos os professores e pesquisadores a participar ativamente CIIDDI na crença de que a partilha de experiências nos ajuda a crescer e melhorar nosso trabalho, a academia ea sociedade em geral.

COMITÊ CIENTÍFICO:

Autoridades

Presidente: Bibiana Luz Clara
Presidente Honorario: Valentín Carrascosa López
Vicepresidente: Aires Rover
Secretaria General: Ana Di Iorio

Comité Académico Preliminar

Daniel Altmark (Argentina)
Ramón Brenna (Argentina)
Tania Bueno (Instituto I3G, Brasil)
Carola Canelo (Universidad de Chile, Chile)
Jesús Cardeñosa (Universidad Politécnica de Madrid, España)
Valentín Carrascosa López (FIADI, España)
María Del Peso Ruiz (Informáticos Europeos Expertos, España)
Ana Di Iorio (Universidad FASTA, Argentina)
Horacio Fernández Delpech (Argentina)
Paula Giaccaglia (Universidad FASTA, Argentina)
Roberto Giordano Lerena (Universidad FASTA, Argentina)
Horacio Granero (Universidad Católica Argentina, Argentina)
Angela Guisado Moreno (Universidad de Extremadura, España)
Augusto Ho (Universidad Latina de Panamá, Panamá)
Hugo Hoeschl (Instituto I3G, Brasil)
Bibiana Luz Clara (Universidad FASTA, Argentina)
Eduardo Molina Quiroga (Argentina)
Edgardo Navarro (Universidad FASTA, Argentina)
Pedro Patrón Bedoya (Universidad de Lima, Perú)
Mariliana Rico Carrillo (Universidad Católica de Táchira, Venezuela)
Beatriz Rodriguez (Uruguay)
Humberto Ruani (Argentina)
Aires Rover (Universidad Federal de Santa Catarina, Brasil)
Wenceslao Tejerina (Universidad FASTA, Argentina)
Verónica Uriarte (Universidad FASTA, Argentina)
Sebastián Sznur (Universidad FASTA, Argentina)
Julio Tellez Valdéz (Universidad Nacional Autónoma de México, México)
Teresa Vargas Osorno (Universidad Externado de Colombia, Colombia)
María José Viega Rodriguez (Universidad de la República, Uruguay)

____________________________________________________
CIIDDI 2011

Mar del Plata. Argentina. 1, 2 y 3 de Diciembre de 2011.

www.ciiddi.org ciiddi@ufasta.edu.ar


El Congreso Iberoamericano de Docentes e Investigadores en Derecho e Informática (CIIDDI), es un encuentro que convoca a Docentes e Investigadores de la relación entre el Derecho y la Informática, con la intención de generar un ámbito que permita difundir e impulsar el avance en la investigación, generar lazos de cooperación, y profundizar el conocimiento a partir del debate, y el intercambio de ideas, agregando valor a los esfuerzos individuales.
La primera edición del CIIDDI se realiza en la ciudad de Mar del Plata, Argentina, con el auspicio de la Federación Iberoamericana de Derecho e Informática (FIADI), y propone una amplia grilla temática, que motiva la presencia de todos los especialistas de Iberoamérica en una reunión de sumo interés académico.
El Comité de Congreso invita a todos los Docentes e Investigadores a participar activamente del CIIDDI, en la convicción de que compartir experiencias nos hace crecer y mejorar nuestro trabajo, el de la academia y el de la sociedad toda.


rodape