i3G
home


linha

quarta-feira, 3 de junho de 2009

CONeGOV 1 – Destaques

A Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico reúne usuários, especialistas em segurança pública, engenheiros, cientistas e analistas atuantes no meio acadêmico, na indústria ou no governo.

Em palestras, sessões técnicas, mesas-redondas e oficinas de trabalho, apresentam-se aplicações avançadas em eGov, bem como as tecnologias que as suportam.

CONeGOV 2 – Governo Eletrônico



As oportunidades geradas pelo Governo Eletrônico envolvem diferentes campos da esfera social, essencialmente na prestação de serviços, redesenhando a relação entre o cidadão e o governo.

Tal enfoque espelha uma nova sociedade desburocratizada e justa.

O eGov tem o condão de fomentar a participação do cidadão no processo democrático, sensibilizando o governo quanto às demandas da sociedade.

CONeGOV 3 – Videoconferência



Em novembro de 2004, a primeira CONeGOV, em Florianópolis, requereu a participação e o empenho de muitas pessoas - cujos envolvimento e contribuição foram essenciais para que a Conferência se tornasse um amplo espaço de aprendizagem, troca de experiências e oportunidades para o estabelecimento de novos contatos e parcerias.

Um fato que ajudou a fazer da primeira edição um evento inesquecível foi a apresentação de trabalhos por videoconferência (foto).

CONeGOV 4 – Blog



Com a intenção de agilizar a divulgação online das informações relativas à primeira Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico, a Editora Digital IJURIS colocou no ar, simultaneamente, o Blog da CONeGOV.

Lá estavam as notícias mais importantes do evento, o que permitiu aos internautas acompanharem, bem de perto, os acontecimentos que escreveram a história da CONeGOV 2004 no grande livro da Ciência e Tecnologia catarinense.

CONeGOV 5 – 2a. Edição


Em agosto de 2005, a segunda edição da Conferência Sul-Americana em Ciência e Tencologia Aplicada ao Governo Eletrônico, também em Florianópolis, destacou experiências bem sucedidas de aplicações para gestão do conhecimento público.

Ao abordar temas como inclusão digital, inteligência de estado e modernização dos poderes públicos, entre outros, a programação enfatizou a interação com usuários.

CONeGOV 6 – Curitiba


Sistemas para segurança pública, interoperabilidade, ambientes de aprendizagem e portais de ensino e de serviços urbanos deram a nota da III CONeGOV, que Curitiba sediou em novembro de 2006.

Em relação às edições anteriores, aquela recheou-se de novidades – que fizeram a diferença.

O principal ponto a destacar refere-se à hospedagem: a sede do evento saía, pela primeira vez, de Santa Catarina.

Estávamos na capital paranaense, "a cidade da gente" – e, naquele momento, também a cidade da Ciência e da Tecnologia da América do Sul.

CONeGOV 7 – Tempo real


Concomitante às palestras, os realizadores da III CONeGOV, na capital paranaense, instalaram nada menos que um telecentro no local – e os participantes observaram in loco aplicações já implementadas, além de que tomaram contato com uma boa mostra de tecnologias em egov.

A Conferência de 2006 estava também na forma de vídeo, em tempo real, no computador do internauta que acessasse o serviço de streaming do IMAP – Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba.

Ao mesmo tempo, a Conferência recebia participações via Skype, direto de Brasília.

E – dentro do espírito da interativdade das TICs e da convergência de mídias enterrando distâncias geográficas – a cozinha do Blog da III CONeGOV funcionou em... Florianópolis!

CONeGOV 8 – Expansão


A Conferência de Curitiba iniciou a expansão geográfica da CONeGOV pelo território brasileiro.

Em novembro de 2007 foi a vez de Palmas (foto) abraçar o evento – que se consolidava como foco de disseminação, difusão e extensão de soluções tecnológicas para governo eletrônico.

Na capital de Tocantins, os destaques foram projetos e programas de inclusão digital, sistemas de suporte à tomada de decisão, modernização dos poderes públicos, democracia eletrônica, desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, software livre e engenharia de software, segurança pública, representação do conhecimento e da informação, documento e assinatura eletrônicos, ética e tecnologia, direito, internet e propriedade intelectual, e redes de conectividade.

CONeGOV 9 – 2009

"Redes Sociais e Governo Eletrônico" é a temática condutora da V CONeGOV, que o Instituto i3G realizará em Florianópolis em novembro próximo.

Os temas de interesse são: Assinatura Digital, Comércio Eletrônico, Democracia Eletrônica, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, Direito e Internet, Direito Digital, Documento Eletrônico, Educação a Distância, Ética e Tecnologia, Fórum Eletrônico, Fundamentos teóricos e modelos para Governo Eletrônico, Governança e Governo Eletrônico, Inclusão Digital, Instituições Eletrônicas, Inteligência Estratégica, Inteligência Artificial e de Estado, Licitação e Pregão Eletrônicos, Modernização dos poderes públicos, Propriedade Intelectual, Redes Sociais, Representação do conhecimento e da informação, Recuperação de Informação Pública, Reforma Política Sistemas Multiagentes, Segurança Pública, Sistemas de Suporte à Decisão, Software Livre, Transferência de Tecnologia e Web 2.0.

CONeGOV 10 – Integração



Aprofundando a abordagem das edições anteriores (na foto, flagrante da primeira edição, em 2004), este ano a Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico deve destacar aplicações específicas para gestão do conhecimento de Estado, com ênfase nas experiências bem-sucedidas em termos de responsabilidade social, educação, segurança pública e promoção da cidadania.

"Ao diagnosticar o processo de informatização dos serviços e atividades nos países sul-americanos", exemplifica o presidente do Comitê Científico, professor Hugo Cesar Hoeschl, "a CONeGOV possibilita a integração, cooperação e conversão de conhecimentos imprescindíveis à consolidação e fortalecimento da região."

CONeGOV 11 – Datas


Atenção para as datas importantes da V CONeGOV.

O limite para submissão dos trabalhos é 10 de julho.

Em 15 de agosto o Instituto i3G notificará os autores, que terão até 10 de setembro para a submissão das versões finais.

Elas poderão ser em português, espanhol ou inglês.

(A fim de garantir a qualidade dos trabalhos aceitos, cada artigo sofre a avaliação de dois revisores independentes, de já tradicional excelência no trabalho de avaliação.)

E, finalmente, de 17 a 19 de novembro realiza-se em Florianópolis a quinta edição da Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico.

CONeGOV 12 – Anais

O Instituto i3G antecipa os agradecimentos aos autores por submeterem seus artigos à V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico.

A Editora Digital Ijuris (Biblioteca Nacional nº89587) publicará – no ebook "Anais da V CONeGOV", com ISBN (na foto, o de 2006) – todos os trabalhos aprovados (desde que efetive-se a inscrição de pelo menos um dos autores do artigo).

O Instituto i3G deseja que a leitura dos proceedings possa contribuir para o crescimento da comunidade científica brasileira.

Afinal, como bem resumiu o presidente do Comitê Científico, professor Hugo Cesar Hoeschl, Post Doc., na palestra de encerramento da CONeGOV de 2006: "Em dois dias de Conferência, temos o conteúdo de cinco anos de curso".

CONeGOV 13 – Comitê


Vinte e nove membros, de três Continentes (América, Europa e África), formam o Comitê Científico da V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico:

Hugo Cesar Hoeschl (foto), Post Doc., i3G, Brasil (Presidente)
Tânia Cristina D'Agostini Bueno, Dra., i3G, Brasil (Vice-presidente)

Aires José Rover, Dr., UFSC, Brasil
Alan March, Dr., SADIO, Argentina
Américo Ricardo Moreira de Almeida, Dr., UnirG, Brasil
Ana Maria Pereira, MsC., UDESC, Brasil
Andre Bortolon, Dr., i3G, Brasil
Christianne Coelho de Souza Reinish Coelho, Dra., UFSC, Brasil
Clara Smith, Dra., Argentina, UNLP, Argentina
Claudia Marina Vicario Solórzano, M.Sc., Somece, Mexico
Divino I. Ribeiro Jr., MsC., UDESC, Brasil
Eduardo Mattos, MsC., i3G, Brasil
Ernesto Cuadros-Vargas. PhD, Universidade Católica San Pablo, Arequipa, Peru
Fernando Galindo, Dr., UNIZAR, Espanha
Gabriel Baum, Dr., UNLP, Argentina
Gregorio Varvakis, Dr., UFSC, Brasil
Hipólito M. Rodriguez Casavilca, MsC., UNICA, Peru
Janae Gonçalves Martins, Dra., UNIVALI, Brasil
Jesus Cardeñosa, Dr., UPM, Espanha
José Leomar Todesco, Dr., UFSC, Brasil
Maria Alexandra Cunha, Dra., PUC, Brasil
Marzely Gorges Farias, Dra., UDESC, Brasil
Michel Menou, PhD., University College London, Reino Unido
Olsen da Veiga, Dr., UFSC, Brasil
Orides Mezzaroba, Dr., UFSC, Brasil
Oscar Anselmo Ruiz, Dr., Fundación La buardilla, Argentina
Osny Taborda, MsC., UNISUL, Brasil
Paulo de Tarso Mendes Luna, Dr., FURB, Brasil
Roberto Giordano Lerena, Eng., FASTA, Argentina
Timothy Moema Waema, Dr., University of Nairobi, Kenya

CONeGOV 14 – Parceiros

Vem do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico o patrocínio da V CONeGOV.

É impossível falar na Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico, porém, sem citar o IJURIS – Instituto de Governo Eletrônico, Inteligência Jurídica e Sistemas.

Já estiveram juntos com o Instituto – hoje i3G - na realização da CONeGOV os seguintes parceiros:

EGC/UFSC – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério das Ciências e Tecnologia
FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná
ICI – Instituto Curitiba de Informática
IEL/SC – Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de Curitiba
Prefeitura Municipal de Palmas
Rede SAT Tocantins
Revista PontoGov
Senai/SC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina
UFT – Universidade Federal do Tocantins
UnirG Fundação e Centro Universitário de Gurupi-TO
WBSA Sistemas Inteligentes

CONeGOV 15 – Comissão

Compõem a equipe organizadora da V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico os seguintes colaboradores do Instituto i3G:

Sonali Paula Molin Bedin (Secretária Executiva)
Ângela Iara Zotti
Angelica Gorges
Cesar Ramirez Kejelin Stradiotto
Claudia de Oliveira Bueno
Fabrício Tadeu Donatti
Marcos Carlson
Tarcisio Fischer
Tânia Cristina D´Agostini Bueno
Thiago Paulo Silva de Oliveira
Vinícius O. Mirapalheta

Informações detalhadas sobre a Conferência, assim como as normas para submissão de trabalhos, encontram-se no site da CONeGOV ou pelo email conegov@i3g.org.br.

Resta-nos, portanto, desejar a Você que capriche no artigo – e boa sorte!


rodape