terça-feira, 11 de maio de 2010
Primeira Reunião do Projeto Ontolegis em Madri
A coordenadora do projeto Ontolegis, Dra Tania C. D. Bueno e a pesquisadora e doutoranda Sonali Bedin reuniram-se com a equipe do professor Dr. Jesus Cardenosa, da Universidade Politécnica de Madri - UPM, nos dias 6 e 7 de maio de 2010.
A reunião foi no Laboratório de Engenharia Linguística e teve como principal objetivo unir esforços para o consórcio de Constituição da Cátedra Unesco para acesso a conteúdos educativos em língua materna a populações indígenas infantis mediante o uso de tecnologias lingüísticas. A meta do projeto é a conservação do património linguístico do mundo, garantindo o acesso ilimitado ao conteúdo universal daqueles que se comunicam por meio de linguas indígenas.
O projeto Ontolegis é um projeto financiado pela Fapesc (Universal 2009) cuja meta é organizar um vocabulário básico em UNL sobre conteúdos legais em lingua Xokleng. Isso permitirá a população acessar e compreender questões legais que envolvem a comunidade indígena.
A próxima meta do Consórcio é organizar um Encontro Empresarial em Buenos Aires, para aproximar os empresários brasileiros, argentinos, chilenos e espanhois da Cátedra Unesco e assim contribuir para a ciência e para o futuro da humanidade.
Marcadores:
Cátedra Unesco,
engenharia linguística,
Ontolegis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário