i3G
home


linha

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Projetos do Instituto i3G para 2010

Instituto i3G tem quatro projetos aprovados pela FAPESC para o ano de 2010.

Atendendo as chamadas públicas 07/2009 e 12/2009 da FAPESC, os pesquisadores do Instituto i3G desenvolverão, durante o ano de 2010, quatro projetos na área de TI e Governo Eletrônico. São eles:

1. Chamada pública 12/2009 - FAPESC: Proposta para Projeto Piloto de ambiente colaborativo para fortalecimento da democracia local e monitoramento de informações estratégicas para o município de Laguna (SC)

Este projeto tem por objetivo geral a elaboração de metodologia e desenvolvimento de um conjunto de serviços online para o fortalecimento da democracia local no município de Laguna através do uso equitativo e disseminado de serviços WEB 2.0 com vistas ao fornecimento de informações, transações, colaboração entre o cidadão e o gestor público, e o monitoramento de informações estratégicas que subsidiem a gestão e o planejamento público.

2. Chamada pública 07/2009 - FAPESC: Proposta de implantação de ambiente eletrônico permanente e estrutura de sala de situação para monitoramento de informações estratégicas sociais, econômicas e políticas da América Latina.

Fortalecer e sistematizar uma rede de pesquisadores no Brasil e no mundo, através de Mecanismo de Web 2.0. Este é a principal meta deste projeto, cujo escopo é contribuir para o monitoramento de informações estratégicas, tendo em vista o gerenciamento de crises sociais, econômicas, políticas e ambientais na América Latina.


3. Chamada pública 07/2009 - FAPESC: Implantação de um Modelo de Gestão de Informações sobre a Política da Inovação e de Propriedade Intelectual das ICTESC e APLs em Santa Catarina.


Projeto que visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico e econômico nacional e estadual no âmbito da lei de inovação nacional e catarinense com o desenvolvimento e implantação de um modelo de gestão de informações baseado em conceitos e serviços Web 2.0 sobre informações da política de inovação e de propriedade intelectual com laboratório para implantação em três ICTESC (UDESC, EPAGRI e CIASC) e no APL Madeira Móveis do Alto Vale do Rio Negro (Planalto Norte Catarinense).


4. Chamada pública 07/2009 - FAPESC: ONTOLEGIS: desenvolvimento de conteúdos de legislação baseado em ontologias para o exercício da cidadania de minorias étnicas em Santa Catarina.


Desenvolvimento de conteúdos de legislação baseado em ontologias para o exercício da cidadania de minorias étnicas de Santa Catarina utilizando uma tecnologia linguistica, baseada em Inteligência artificial e será denominado Ontolegis. O projeto será continuidade do projeto Ontojuris que implementou um Sistema Inteligente para Busca de Informações sobre legislação na área de Propriedade Intelectual, Direto do Consumidor e Direito Eletrônico.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Curso Executivo em Gestão da Inovação encerra a sua primeira edição

Dra. Tania Bueno*

A construção do curso de Gestão da Inovação, tendo como foco a sustentabilidade e a conectividade foi desafiador, divertido, produtivo e principalmente inovador para a equipe do Instituto i3G.

Como iniciativa singular, os resultados foram melhores que o esperado e exigiu dos professores e autores um novo modelo mental para visualizar a inovação com um cenário muito especial que é a ameaça à vida pelas mudanças climáticas. Além disso, ressaltou que é imprescindível desenvolver qualidades pessoais como a empatia para perceber as necessidades deste ambiente social que nos cerca, pois estas questões produzem um impacto no produto, que gera inovação, que gera lucro. Neste curso, a Inovação foi colocada dentro do contexto da Internet, das redes sociais e suas ferramentas. As ferramentas de Web 2.0 são instrumentos eficazes para aproximar as pessoas e gerar esta empatia tão necessária para o processo criativo.

Desta forma, como pesquisadora, posso afirmar positivamente que este curso foi muito importante para a equipe do Instituto i3G e que está gerando impactos na nossa vida como sociedade, como pesquisadores e como empreendedores.

Continuaremos este processo de inovação e convidamos a todos a seguir nossa equipe no twitter
(nitvirtual e cursopegi), pois a inovação é um processo de aprendizagem contínuo.

*Tania Bueno é Coordenadora do Curso Executivo em Gestão da Inovação ePresidente do Instituto i3G.


rodape