Muito em breve, pesquisadores do Instituto i3G iniciarão o projeto:
"PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE AMBIENTE ELETRÔNICO PERMANENTE E ESTRUTURA DE SALA DE SITUAÇÃO PARA MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS DA AMÉRICA LATINA."
A criação de uma sala de situação é um antigo sonho dos pesquisadores do Instituto i3G o qual, o título do projeto resume muito bem e permitirá a convergência de vários projetos que estão em andamento, como Ontolegis, Transtec, Teclin e mGov2.
O objetivo principal é monitorar informações sobre questões relativas a participação dos cidadão nas decisões e administração pública utilizando mecanismos de WEB 2.0, que se configuram como alternativa tecnológica aos anseios de uma sociedade cada dia mais conectada, um ambiente dinâmico e interativo onde cidadãos e gestores são responsáveis pela organização do conteúdo.
Dentro desta perspectiva, se faz necessário criar métodos de análise e uso dos serviços WEB 2.0, buscando utilizar, de forma mais eficiente e eficaz, os mecanismos disponíveis nesta nova tecnologia da WEB. Esses métodos de analise visam monitorar e analisar informações estratégicas em áreas sensíveis, tais como informações sociais, econômicas e políticas, em uma nova internet onde a análise e o acompanhamento das informações que são disseminadas, praticamente, instantaneamente, inexiste.
A criação da Sala de situação é apoiada pela CHAMADA PÚBLICA FAPESC No 07/2009 UNIVERSAL e deverá seguir modelos como o desenvolvido pelo FEMA (USA).
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)